segunda-feira, 4 de março de 2013

O alcance dos blogs de ciência - via Blog do Bruno de Pierro

Olá pessoas!

Estamos começando mais um mês e com ele vieram boas notícias :)


Hoje eu estava lendo o post do Blog do Bruno de Pierro, que fala sobre ciência,dados abertos e colaborativismo e resolvi fazer um comentário acerca do texto. O Bruno é irmão da minha amiga, estudamos todos na mesma escola e hoje ele é editor-assistente de Política Científica e Tecnológica da revista Pesquisa FAPESP e mestrando no LabJor.


E eis que o meu comentário foi elevado ao post O alcance dos blogs de ciência!


Abaixo vocês podem ler o comentário na íntegra:


Oi Bruno!


Gostei bastante do seu post, inclusive suas inquietações são algumas minhas também. Vou gostar de acompanhar sua pesquisa de mestrado para ver aonde chegamos nessa dicotomia jornalismo X cientista - se é que chegamos a algum lugar... Eu escrevi um texto recentemente falando sobrecrowdfunding e ciência colaborativa em laboratórios abertos, e penso que o seu texto apresenta um entrave à instalação desses lugares aqui no Brasil.


Ainda pensamos que o "correto" é o que vem dos grande veículos de imprensa e não de um blog sobre o assunto, ou mesmo de uma revista que tenha menos acessos. O valor dado a cada uma das produções não é o mesmo. Compartilhando uma pesquisa rápida que fiz esses dias, olhando número de seguidores no twitter e likes pelo Facebook. Aqui vai a lista, com números simplificados:

Super Interessante: 830 mil follows (twitter), 613 mil "curtir" (facebook) 

Revista Galileu: 70 mil follows (twitter), 100 mil "curtir" (facebook) 
Revista Ciência Hoje: 36 mil follows (twitter), 22,3 mil "curtir" (facebook)
Science Blogs Br: 5,1 mil follows (twitter), 36,5 mil "curtir" (facebook) 

Os números nos ajudam, de alguma forma, a tentar compreender o perfil de quem lê ciência por aqui e a pensar uma forma de divulgar conteúdo que realmente seja interessante e faça alguma diferença. E que os comentários relevantes sempre existam nos blogs!


O meu blog é polimerasedemesa.blogspot.com.br e foi criado na semana passada. 

Até!
Fiora

Pois é. Uma prova do poder de interação dos blogs - mesmo que esse recurso ainda não seja muito utilizado. Aos blogueiros: nunca subestimem o poder de alcance do texto de vocês. O Polimerase tem só uma semana e já estou recebendo bons feedbacks.


Até breve - e continuem a discussão!


Mariana

0 comentários:

Postar um comentário