quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O início do #blogciencia

Diante de algumas limitações de tempo que tenho enfrentado nos últimos meses – e que tem feito as postagens aqui do Polimerase diminuírem drasticamente -, queria saber se os veteranos tinham alguma estratégia para blogar mais regularmente.

E foi com essa pergunta que se originou uma grande discussão entre os blogueiros de ciência no Brasil, que aconteceu mais fervorosamente durante a primeira semana de outubro.

Listei os principais motivos levantados para a redução em massa de postagens através dos comentários via Facebook, tweets e blogs.

1) falta de tempo, devido à realização de atividades profissionais em paralelo;
2) a não remuneração, que leva os autores a darem prioridade a atividades que deem algum retorno financeiro;
3) o modelo de blogs que seguem o ritmo de publicação da grande mídia, republicando notícias que já foram dadas ou acrescentando pouco ao que já se sabia;
4) desestímulo gerado a partir do leitor, que não se posiciona criticamente acerca dos textos publicados e, muitas vezes, se interessa essencialmente por ciência sensacionalista,
5) o desinteresse pela leitura aliado ao surgimento de novas mídias e redes sociais.

Considerações

A reportagem da Pesquisa Fapesp Conexão digital apresenta um panorama da situação dos blogueiros no Brasil e no mundo. Eles citam a existência de cerca de 210 blogs brasileiros que falam sobre ciência. Essa estimativa foi feita principalmente através do cruzamento entre dados do Google e do site Anel de Blogs Científicos. Dentre esses blogs, nota-se uma queda no ritmo de postagens, como já citado pelo Roberto Takata, mas também ressalto que alguns deles parecem ter sido simplesmente abandonados pelo seu autor.

Como uma nova tentativa de reunir as postagens em ciência, Rubens Pazza criou o Bolsão de Blogs (ainda em fase de testes!). A ideia surgiu através das discussões que aconteceram no início de outubro através da #blogciencia. Deixo um agradecimento também ao Filipe Saraiva por ter sugerido a criação de um planet que reunisse todas as postagens sobre o tema.

Vejo este como um resultado importante para os autores e leitores de ciência no Brasil. A concentração das postagens em um feed facilita a visualização do que está sendo discutido pelos autores e tamb´m a escolha de um tema para leitura. Ainda estamos longe de ter um coletivo de blogs como o SciAm, mas os esforços de anos dos blogueiros do Science Blogs Brasil e as novidades trazidas pelo Bolsão de Blogs nos trazem uma boa dose de otimismo.

Sendo assim, não acredito que o Science Blogs tenha inibido a proliferação de novos blogs de ciência no Brasil, como estava pensando inicialmente o Carlos Hotta. Enxergo nos coletivos uma oportunidade para conhecer pessoas que gostem dos mesmos assuntos e que tenham motivações em comum (em blogar sobre ciência, por que não?). Assim, creio que o Science Blogs teve muito a acrescentar nas publicações independentes sobre ciência no Brasil.

Sobre as mídias sociais, elas estão aí para enriquecer as discussões publicadas nos blogs. O Facebook e Twitter foram essenciais para que pudéssemos nos comunicar durante as conversas sobre o #blogciencia. E podem continuar sendo úteis para as ideias que estão por vir!

Por fim, mas não menos importantes, estão os trabalhos de divulgação científica com podcasts (como o do Dragões de Garagem e Rock com Ciência), vídeos (Manual do Mundo e Além da Bio) e até mesmo piadas (Piadas Nerds). Acredito que esses divulgadores tenham ótimas ferramentas em mãos para atingir um público maior – e que talvez nunca tenha se interessado em ler os blogs.

Aos que ainda se interessam, continuo a minha jornada. Vou escrevendo, até que eu aprenda a fazer uma animação ou figura no paint!

-----------------------------


Seguem os links de todo mundo que contribuiu com a sua opinião <3

Há uma crise nos blogs brazucas de ciência?














Updeite em 12/12/2012 --> Essa semana comecei a fuçar no Storify e tentei agregar os principais links e tweets que rolaram durante a discussão!
http://storify.com/marifiora/blogciencia

0 comentários:

Postar um comentário